quinta-feira, 27 de outubro de 2011

The value of Philosophy

The value of philosophy lies not in furnishing solutions but in defining difficulties and suggesting methods for dealing with them.
                                                                                             John Dewey (1859 – 1952)

domingo, 23 de outubro de 2011

Da Filosofia nas Organizações - 8ª Convenção I Have The Power

Panorâmica da Sala Sagres, do Hotel Dom Pedro Marina

 
Enteléquia - Filosofia Prática ® teve o prazer de dinamizar uma sessão de Filosofia aplicada ao contexto organizacional.
O objectivo central foi proporcionar aos participantes um espaço livre de pensamento e discussão demonstrando as vantagens do legado que é a maiêutica socrática para um grupo/equipa que se pretende coeso/a porque persegue os mesmo objectivos. 
Aproveitar a energia da dissidência é construir um consenso que enche de significação a acção da equipa (sendo ela empresarial ou de qualquer outro tipo de organização).

Laurinda Silva, facilitadora
O seguinte texto pretende expor o trabalho do grupo:

A Caverna de Soraia?
«Como encontrar a pessoa certa para nos ajudar a alcançar os nossos sonhos?»
«Quantos consultores, que se conhecem verdadeiramente a si próprios, são necessários para ajudar 1 milhão de pessoas, até 2015, a não desistirem dos seus sonhos?»
O grupo identifica quase imediatamente semelhanças entre as duas perguntas: «alcançar» vs «não desistir»; «pessoa certa para nos ajudar» vs «consultores que se conhecem verdadeiramente a si próprios»; «os nossos sonhos» vs «dos seus sonhos».
Analisada a primeira semelhança, verificou-se uma relação complementar (João), mais especificamente «não desistir» é um meio para «alcançar» (Isabel). Não se trata, pois, de uma relação de identidade simples pelo que Paula reviu a sua primeira ideia.
Se acrescentarmos que os «consultores que se conhecem verdadeiramente a si próprios» são consultores I Have The Power, então há identidade com «pessoa certa para nos ajudar» (Jorge). Porém, o grupo reconhece que os dados fornecidos pelo real (a pergunta) não contemplam esse «Se». Então a identidade entre «pessoa certa para nos ajudar» e «consultores que se conhecem verdadeiramente a si próprios» é uma possibilidade e não uma necessidade. Porquê excluir a nossa querida avó, que nada percebe de consultoria?
Surge a ideia da Alegoria da Caverna – será que acrescentar dados ao real nos ajuda a manter/justificar a nossa caverna? Quem, olhando para «consultores que se conhecem verdadeiramente a si próprios», leu «consultores I Have The Power que se conhecem verdadeiramente a si próprios»? Quem está dentro da caverna?
Eu estou fora da caverna!, situa-se Soraia embora não saiba dizer porquê. Vozes de compaixão surgem imediatamente em seu auxílio – afirmam saber acerca das razões de Soraia e querem com veemência explicá-las ao moscardo irónico que por ali incomoda os presentes. Isto provoca perplexidade na Paula – Como podem responder assim pelos outros, [conjeturando]?!
A Soraia está dentro da caverna ou então saberia explicar porque não está. (João)
Uma espécie de burning desire acendeu o esforço crítico do grupo e fez queimar o tempo necessário para a análise da terceira semelhança - «os nossos sonhos» vs «dos seus sonhos».
A diferença nestas expressões está na perspectiva de que se fala de sonhos – própria ou de outrem. Por puro atrevimento sugiro que os proponentes da 1ª questão estão em grande expectativa. Têm ânsia de realizar os seus sonhos, de encontrar uma pessoa que os ajude nessa tarefa! Ou então, são consultores     I Have The Power e possuem e treinam uma flexibilidade mental fantástica que, colocando-se no papel do outro o compreendem conseguindo responder cada vez melhor às suas necessidades e, portanto, sendo cada vez melhores consultores!

Obrigada a todos por esta sessão!!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sociedade e Indivíduo por PESSOA

"A sociedade é um sistema de egoísmos maleáveis, de concorrência intermitente. Cada homem é, ao mesmo tempo, um ente individual e um ente social. Como indivíduo distingue-e de todos os outros homens; e, porque se distingue, opõe-se-lhes. Como sociável, parece-se com todos os outros homens; e, porque se parece, agrega-se-lhes. A vida social do homem divide-se, pois, em duas partes: uma parte individual, em que é concorrente dos outros, e tem que estar na defensiva e na ofensiva perante eles; e uma parte social, em que é semelhante dos outros, e tem tão-somente que ser-lhes útil e agradável. Para estar na defensiva ou na ofensiva, tem ele que ver claramente o que os outros realmente são e o que realmente fazem, e não o que deveriam ser ou o que seria bom que fizessem. Para lhes ser útil ou agradável, tem que consultar simplesmente a sua mera natureza de homens.(...)"

Fernando Pessoa, in 'Os Preceitos Práticos em Geral e os de Henry Ford em Particular'

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ran Lahav - REFLECTIONS ON THE MEANING OF PHILOSOPHICAL PRACTICE

Reflection 14 - WE NEED A NEW LANGUAGE FOR PHILOSOPHICAL PRACTICE
(Read the full text HERE)
"It seems to me that for us, philosophical practitioners, this should be disconcerting. If we want philo-sophia to be a living practice and a way of life, then are we sure that the project of statement-making is relevant for us? Can we take it for granted that the search for wisdom has much in common with the search for true statements?"

"I realize that I am suggesting here a fundamental revolution in our conception of what philosophizing is. Traditional philosophy has been modeled around statement-making kinds of discourse, and has focused almost exclusively on one single kind of philosophical understanding: understanding through statements-about. In order to develop a different discourse, based on different forms of understanding, we need tremendous creativity, visionary powers, and courage. And yet, if we wish philosophical practice to be different from statement-making, theory-constructing academic philosophy, then I believe we must embark on this ambitious project."

FILOSOFAR COMO SÓCRATES

O mais recente livro de OSCAR BRENIFIER

Uma introdução ao mundo das práticas filosóficas.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

8ª CONVENÇÃO IHTP - I Have the Power

Intervenção Enteléquia - Filosofia Prática®

- DA FILOSOFIA NAS ORGANIZAÇÕES


HOTEL DOM PEDRO GOLF - VILAMOURA - ALGARVE
21 Outubro 2011
Todas as informações em:
http://www.ihavethepower.net/catalog

2011 SOPHIA NETWORK MEETING - ISTAMBUL


Enteléquia - Filosofia Prática® saúda e agradece a todos os participantes
e organizadores a inteira disponibilidade nestes dias de encontro e partilha de práticas filosóficas !!