terça-feira, 2 de junho de 2015

O Que é o Amor?

Ultimamente o fenómeno de os participantes dinamizarem as sessões tornou-se viral, no 4º ano.

Já tivemos sessões realizadas sobre «O que é a Imaginação?», «O que é a Família?» e hoje tema escolhido foi «O que é o Amor?».

À medida que cada participante escreveu a sua contribuição para a definição, a comunidade de investigação ia criticando e ou acrescentando ideias.

Foi o caso do R. que notou demasiada abrangência na definição da J.: «- "uma coisa que tu sentes por uma pessoa" também serve para a amizade, o ódio, o respeito.»
Os facilitadores entraram em cena perguntando: «- Então o que é que falta para dizer o que é o amor?» e não sabendo R. como responder, pediram ajuda aos restantes elementos presentes. 
A sessão seguiu o seu curso, com mais contribuições como «O amor é um sentimentos.» D. e enquanto algo de errado se passava com a concordância em número a D. decidiu adoptar a ideia do A., embora não tivesse pensado nela inicialmente: o amor inclui «outros sentimentos (carinho, bondade, amizade,  etc...)».

O pico seguinte foi relativo à problemática se aguém sozinho tem amor.

Este ponto não reuniu consenso (e ainda bem!), pois, se, por um lado «- Alguém sozinho não tem ninguém para dar e receber carinho.» (B.), por outro «Basta a pessoa estar viva para existir amor. Por um objecto, por um animal, ou por si mesma.» (vários intervenientes).

Antes de passarmos à segunda fase da sessão (definir o amor em desenho) proposta pelo S., perguntei a cada um: Gostas de ti?
E as respostas variaram na forma (sorrisos rasgados, smiles com as mãos, olhos arregalados), mas não no conteúdo!: «Sim!!!», «Sim, sim!», «Obviamente que SIM!»






«Duas pessoas estão apaixonadas mas não sabem o que estão a sentir.» (J.)

«Há vários tipos de amor. O amor que não é amizade é mais... mais... mais mexido, professora!» (D.)

«O amor à Matemática.» (A.)

«Um rapaz e uma rapariga a beijarem-se.» [que formam um só sorriso] (A.)

«Um rapaz e uma rapariga imaginando...» (R.)
Muito obrigada pela sessão!!