sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O Amor Circulará Sempre

Em vésperas de S. Valentim os marcadores de livros com corações decorados estão prontos e em riste para seguir para casa.

O Bairro do Amor foi o motivo inicial da sessão causando as primeiras admirações: o Bairro feito a lápis-de-cor?!  ; o sol parece maior?!; quem vive no Bairo do Amor?

No Bairro do Amor o sol parece maior porque Quem está apaixonado está sempre alegre! (Catarina) e Quem está apaixonado não trabalha! (Bruna) 

Bem... se calhar não, podemos estar apaixonados e tristes: - quando nos zangamos; - quando estamos juntos só pelo dinheiro (Adonai)... Mas a reclamação depressa surge: nesse caso, a pessoa não está apaixonada.(Catarina e Bruna)

Por outro lado, quando nos apaixonamos não trabalhamos mais?

A pergunta foi provocadora para uma explicação por parte da Bruna: o que ela queria efectivamente dizer  era que quem está apaixonado se distrai facilmente porque está sempre preocupado com a outra pessoa.

O sol parece maior também Porque O amor é quente! e Porque a outra pessoa (amigo, namorado ou familiar) faz-nos bem! (Catarina)

Com um incansável dedo no ar o Diogo B. tem algo mais a dizer sobre as zangas: se elas não forem muito graves (há zangas simples) o amor está sempre lá. O resto do grupo anuiu: às vezes zangamo-nos com os nossos irmãos por exemplo, mas se lhes acontecesse alguma coisa, nós esquecíamos imediatamente!

Então, o amor compreende zangas?
Siiimm!
O Diogo B. reformula: se a professora se zangasse com o seu irmão, o amor iria circular sempre no seu sangue porque são irmãos.

Não há maneira melhor de alcançar o toque de saída.

[Alguns aspectos formais devem ser destacados: o facto de alunos manifestarem espontaneamente que nos estamos a desviar do tema principal (professora estamos a fugiiir, já não é disso que estamos a falar!...); de outros, por sua vez expressarem que isso é bom porque aprendemos mais - de outra maneira não falaríamos de outras coisas; e de outros ainda chamarem a atenção para o facto de que um conceito (neste caso "estar apaixonado") tem plasticidade (quero referir-me a todos os tipos de amor).]


Grata ao 4º D