quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Auto-avaliação


A palavra de hoje foi avaliação e o 4º D, como sempre, bem respondeu a ela.
Estabeleceu-se um diálogo que pretendeu reflectir acerca das próprias reflexões, desde que nos encontramos, semanalmente, ao longo deste ano lectivo.
«O que fazemos nas sessões de Filosofia para Crianças?»
«É importante? Porquê?»
«O que já aprendi?»
«Qual a qualidade do nosso diálogo?»


«Nestas sessões interpretamos» (D.); «fazemos perguntas» (D.); «aprendemos a cuidar do ambiente e da natureza» (D.B.); «falamos sobre coisas da vida» (A:); «respondemos a perguntas» (D.B.); «não damos matéria» (B.)...

Já aprendi «a pôr o dedo no ar e a esperar» (R.); «a responder com serenidade» (D.B.); «a ver quando estamos a fugir do assunto (antes nem sequer sabia!)» (B.)


A Filosofia para Crianças é importante porque «há coisas que eu sempre quis explicar e aqui faço isso. Aqui falo e digo coisas que nunca pensei e as perguntas da professora ajudam.»; «Também ficamos a conhecer os colegas, como é que eles resolvem. Se não fosse assim, só sabia que o R. era traquinas e a I. é irrequieta. Assim, fico a saber como eles pensam.» (C.); «Corrigimo-nos.» (D.)


Os nosso diálogos são Bons, sendo que podem melhorar se o comportamento melhorar um pouco. 

A última foto foi dedicada, claro, ao Carnaval!!!