quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Uma Aproximação à Música


Das três hipóteses para sessão de Filosofia para Crianças  (a partir de pintura, das suas criações anteriores ou de música), o grupo foi unânime: MÚSICA!!!

Pois bem, seguimos para a música: o que é que ela tem de ser, o que é que pode ser e, - Adivinhem lá o título da 3ª coluna!... - Não pode ser. (Catarina)

Excelente! Comecemos pelo que a música pode ser: Ritmo; Rap; Calma; Hip-hop; Lenta; Rápida...

Por  outro lado, a música não pode ser (a Íris sempre com um extraordinário pensamento "fora da caixa" ou, como ela mesma diz, "a trocar funções"): Comida; Luz. A Terra; Bebida; Lenta; Rápida; Sono...

O Adonai e o Daniel já não aguentavam mais olhar para o quadro sem nada dizer: «- Lenta e Rápida não pode estar naquelas duas colunas!» Claro! - não pode ser uma possibilidade e não ser ao mesmo tempo! (Quem se lembra dos princípios lógicos do pensamento?)

Eliminámo-las da coluna relativa ao que a música não pode ser, depois de verificarmos que a origem da confusão foi um pensamento do género deve ser e de gosto - «A música não deve ser lenta senão até adormecemos...»

Mas a Catarina surgiu com outra ideia: «- Música pode ser  feita com tudo. Tem é que ter ritmo. Pode ser o barulho da comida, o barulho do sono, o barulho do bocejar.» 
Isto trouxe mais um movimento no nosso quadro de investigação em comunidade: Ritmo move-se para a coluna da esquerda.



Ainda chegámos a fazer uma triangulação entre música, canto e dança: não são a mesma coisa, podemos fazer umas sem as outras (o playback, por exemplo, é música ao fundo mas sem cantar) embora estejam bastante relacionadas.

Mas os Pink Floyd entraram em cena e ficou logo provado que é impossível não dançar com aquela música a tocar e que é possível dançar sem fazer... barulho!
(Bem, pelo menos foi o que pedi...)


Ah! Como é óbvio todos adivinharam o nome da música: dinheiro, que é como quem diz Money.

Mais uma bela sessão! Grata ao 4ºD