quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O Pai Natal Verdadeiro!

- 4ª Sessão de Filosofia para Crianças no Refúgio Aboim Ascensão -
O primeiro passo foi observar calmamente a sala e os objectos que nela se encontravam.
Observar um pouco mais e escolher o objecto mais bonito! Até aqui ninguém fala, ninguém diz nada. Sem pressas, cada um levantou-se, pegou no objecto e trouxe-o para o círculo.
E começámos as  apresentações!

- O que é isso?  Miguel - Um catavento! - Como funciona? M. - Com o vento, roda! - E se estiver frio? 
M. - Não interessa, tem é que estar vento para o catavento rodar!

O Luís estava entusiasmadíssimo com o seu objecto (aparentemente mais útil do que bonito, mas mesmo só aparentemente!). Ele escolheu uma espécie de mini-tupperware, com uma tampa e uma asa, para melhor transporte.
A verdade é que este objecto tinha uma capacidade de se montar e desmontar tão grande que, durante toda a apresentação, o Luís fez isso mesmo: tampa para um lado, asa para outro e vasilha para outro! E depois... Toca a montar o objecto outra vez! Na dúvida perguntei-lhe se, afinal, tinha ali apenas um objecto. Não seriam três? Nãaaaoooo - respondeu a criançada em coro - é só um!!! Funciona tudo junto!

Hoje a Vera, que costuma ser sempre muito tímida e de poucas falas, descreveu-nos o seu boneco: tem esta roupa com capuz que se veste assim, na cabeça. As pestanas mexem sozinhas e tem as bochechas pintadas.

O Daniel escolheu um jogo, um dominó de motivos natalícios e Rui um livro.
O Rui escolheu em detalhe a página do livro que o fazia eleger aquele e não outro qualquer dos muitos que a sala dos 5 anos tem.
Nesta página podemos ver a neve e as estrelas todas, é de noite e está frio. Gosto muito deste livro porque, nesta página, tem o Pai Natal. - Onde está? - perguntei. - Ali dentro! Dá para ver pela janela da casa.
- Humm... Pensei que era este aqui fora. - disse.

Foi quando o Rui me esclareceu:
 - Não, esse não é o verdadeiro, é só um boneco vestido igual ao Pai Natal. Dá para ver pela cara. Olha, é um boneco, vês?
- Ah, sim agora percebi a diferença!







Obrigada a todos por estas sessões e votos de um excelente Natal!!