quarta-feira, 25 de maio de 2011

Trabalhar os Opostos

Magia por oposição a...

Identificando imediatamente ideias opostas como ideias contrárias, a turma do 4º ano percorreu, por sorteio, vários pares de palavras que se opõem.

O primeiro avanço para o oposto de Cinema foi Televisão, pelo Diogo: "O Cinema é muito grande e a Televisão é muito mais pequena."
Porém, o Gonçalo nota: "Temos um problema! Não sabemos muito bem do que estamos a falar..."
Tentando uma definição mais precisa de Cinema, a Comunidade de Investigação apercebe-se que o Cinema não é apenas a sala de cinema. É uma Arte.
A Érica surge, então, com uma segunda hipótese de trabalho: Realidade por oposição a Cinema. "O Cinema é inventado, mas a realidade é aquilo que é."
"Teatro!!" - é a terceira proposta lançada do lado oposto da sala. "No Teatro, se os actores se enganam só podem continuar a peça; no Cinema, os actores podem fazer outra vez tudo."

O acaso do sorteio prosseguiu: Gigante-Anão;Grande-Pequeno;        Jogos Violentos-Jogos de Paz; Beliscão-Abraço; Magia...Verdade.

A experiência na kidzânia deu uma ajuda: "Os truques de magia aconteciam mesmo, eram reais!" Porém, eram ilusórios. "Mudei de ideias!" - o Gonçalo reviu a sua oposição entre Magia e Realidade.

Obrigada a todos por esta sessão.