domingo, 29 de maio de 2011



"A atividade «Filosofia para Crianças» teve uma vez mais efeito. No dia 23 de março, na Escola EB 2,3, a turma de 4ºA, não sabendo da nossa chegada, recebeu-nos com um espontâneo «fixe!» A sua curiosidade e espírito críticos revelar-se-iam bem apurados.
A professora Laurinda, responsável pelo desenvolvimento da atividade, distribuiu uma folha de papel com imagem e texto, por todos os alunos e solicitou a observação atenta da imagem. Os alunos exploraram-na de forma muito criativa. A estranheza estava instalada. Todos consideraram estranha a junção dos dois elementos: água e peixe, num espaço normalmente fechado, como a lâmpada. Logo passaram ao texto, intitulado «Live Curious» (Vive Curioso). Espevitados, vivos, cheios de curiosidade, os alunos questionaram o porquê de ter curiosidade. Uns e outros buscaram as respostas, como por exemplo : Quando estamos curiosos, esticamos o nosso cérebro». Os alunos exploraram o texto com boa disposição e participação regrada. Notou-se a sua verdadeira curiosidade, espírito desenvolto e espontâneo. As crianças são sempre assim: curiosas e puras!
A pouco e pouco este ateliê está a conseguir que as crianças desenvolvam o seu espírito crítico, o raciocínio e respetivo encadeamento de ideais para que tudo possa fazer sentido. Está a ser um verdadeiro sucesso. No dia 6 de Abril dar-se-á continuidade à atividade, desta vez na escola EBI/ Jardim de Infância da Abelheira, com a participação de uma turma de 3º ano."
Cristina Dias


Laurinda Silva, Enteléquia - Filosofia Prática.