Ultimamente o fenómeno de os participantes dinamizarem as sessões tornou-se viral, no 4º ano.
Já tivemos sessões realizadas sobre «O que é a Imaginação?», «O que é a Família?» e hoje tema escolhido foi «O que é o Amor?».
À
medida que cada participante escreveu a sua contribuição para a
definição, a comunidade de investigação ia criticando e ou acrescentando
ideias.
Foi o caso do R. que notou demasiada abrangência na definição da J.: «- "uma coisa que tu sentes por uma pessoa" também serve para a amizade, o ódio, o respeito.»
Os
facilitadores entraram em cena perguntando: «- Então o que é que falta
para dizer o que é o amor?» e não sabendo R. como responder, pediram
ajuda aos restantes elementos presentes.
A
sessão seguiu o seu curso, com mais contribuições como «O amor é um
sentimentos.» D. e enquanto algo de errado se passava com a concordância
em número a D. decidiu adoptar a ideia do A., embora não tivesse pensado nela inicialmente: o amor inclui «outros sentimentos (carinho, bondade, amizade, etc...)».
O pico seguinte foi relativo à problemática se aguém sozinho tem amor.
Este
ponto não reuniu consenso (e ainda bem!), pois, se, por um lado «-
Alguém sozinho não tem ninguém para dar e receber carinho.» (B.), por
outro «Basta a pessoa estar viva para existir amor. Por um objecto, por
um animal, ou por si mesma.» (vários intervenientes).
Antes de passarmos à segunda fase da sessão (definir o amor em desenho) proposta pelo S., perguntei a cada um: Gostas de ti?
E
as respostas variaram na forma (sorrisos rasgados, smiles com as mãos,
olhos arregalados), mas não no conteúdo!: «Sim!!!», «Sim, sim!»,
«Obviamente que SIM!»
«Duas pessoas estão apaixonadas mas não sabem o que estão a sentir.» (J.) |
«Há vários tipos de amor. O amor que não é amizade é mais... mais... mais mexido, professora!» (D.) |
«O amor à Matemática.» (A.) |
«Um rapaz e uma rapariga a beijarem-se.» [que formam um só sorriso] (A.) |
«Um rapaz e uma rapariga imaginando...» (R.) |
Muito obrigada pela sessão!!