sexta-feira, 2 de maio de 2014

Filosofia para Crianças e um Copo d' Água

O leitor, olhando para o desenho seguinte, provavelmente consegue distinguir um lápis. Mas conseguirá também observar que o desenho do lápis tem qualquer coisa de errado.

 


Na verdade o André V. observou e representou o lápis na perfeição! Ele observava-o dentro de um copo com água, o que produziu estas deformações a que não estamos habituados e que nos faz dizer "muito alto ao pé de muita gente": «este desenho está errado!»

Pois bem, surgiram lápis cortados, gordos numa das pontas e com ziguezagues!



Será que estas deformações acontecem noutras situações?  O que influecia o modo como vemos as coisas?

A Teresa está com dores de cabeça e a sala parece-lhe ruidosa e incomodativa.
A Catarina vê o pai mau quando está zangada com ele e bom quando está tudo normal.
O André R. hoje faltou porque estava com febre e parece que ter febre também nos faz ver o mundo um pouco diferente.

Bem como outros exemplos:

espelhos especiais (Franky); 
fazer o pino e a ponte (Catarina, Beatriz e Lara);
a personalidade (Lara);
as emoções (Catarina);
girar o corpo (Gabriela);
a (in)consciência - (Franky) 
e «quando uma pessoa está bruta: quando ficamos muito muito zangados mesmo!» (Mariana)

Posto isto: há uma forma de ver errada? Será bom ter sempre a mesma perspectiva? ...? - a próxima sessão poderá dizer qualquer coisa a respeito!... 










Até breve e obrigada ao 4º A.