Sessão semanal no Colégo Central de Gueifães, com grupo de crianças entre os 5 e os 7 anos e duração de 60 minutos.
Começámos com a pergunta OS ANIMAIS TAMBÉM FALAM?
O grupo dividiu-se: os animais falam e os animais só fazem
sons. (Seguiu-se uma breve demonstração espontânea de vários sons de animais.)
Se calhar os animais falam mas nós não os entendemos. - propõe o Tomás. PORQUÊ?
Porque, por exemplo, se calhar o hipopótamo fala hipópotamês e o gato gatês.- continuou.
Então os animais falam entre eles, eles entendem-se. Mas
FALAM COMO NÓS?
Não, porque eles falam como animais e nós falamos como
pessoas. (Mas às vezes parece, disse a Rita, apontando a inteligência do cão da
vizinha). E QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A FALA DOS ANIMAIS E A DAS PESSOAS?
Os animais e as pessoas fazem sons mas nós não percebemos os
sons dos animais, só das pessoas porque as pessoas falam com PALAVRAS.
SE NÃO CONHECÊSSEMOS PALAVRAS COMO CHAMÁVAMOS A ISTO?
(aponto para um chapéu). Era um _______ (silêncio). E a janela era uma ______
(silêncio). – avançou a Rita dramatizando os silêncios.
Sem palavras não podíamos dizer nada, estávamos sempre calados.
CONHECEM ALGUÉM QUE NÃO SAIBA PALAVRAS?
SIM!!! Os bebés não sabem palavras por
isso só fazem barulhos. É como os animais, se calhar os bebés falam bebé mas
não percebemos.
E vocês, conhecem muitas palavras? Conheço 999! - atirou o
Lucas com precisão matemática.
Então vamos explorar algumas!
Exemplos:
ESCUTA – ESCOLHA – DEFINIÇÃO - JUSTIFICAÇÃO - PROBLEMATIZAÇÃO
– SÍNTESE