Nos dias 16, 17 e 18 de Maio, no CENTRO CULTURAL VILA FLOR em Guimarães, Maria Duarte, João Rodrigues e Gonçalo Ferreira de Almeida apresentam esta conferência teatral, dirigida a pensadores maiores de 10 anos, em que o conceito de beleza e equívocos a ele associados são abordados em uma linguagem simples e clara.
Em mais uma colaboração com o CCVF e reeditando a experiência da anterior apresentação desta petite conference, nas sessões dos dias 16 e 17, imediatamente após o espetáculo, realizam-se OFICINAS DE FILOSOFIA para que as crianças e jovens usufruam de um tempo e lugar onde possam partilhar e questionar as suas ideias sobre a beleza e investigar algumas das questões perenes da Estética.
"A beleza absoluta manifesta-se em muitas coisas belas e em muitas pessoas belas, ainda que não possamos dizer nunca que esta coisa, esta pintura, esta música ou esta pessoa é a própria beleza. Ao mesmo tempo todos sabemos que só falamos de qualquer coisa de belo porque sabemos o que é a beleza. Ouvindo-me falar, diriam talvez que não é verdade, que não sabem de todo o que é a beleza. Pensam talvez que de qualquer maneira a beleza é muito relativa, que cada um tem a sua definição de beleza, vocês acham isto belo mas um outro não, ou então vocês acham isto belo num dia mas não no seguinte, que o que é belo na China não o é em África nem na Europa. Não é verdade, nós sabemos o que é a beleza. Gostaria de tentar mostrar-vos que vocês sabem, que todos nós sabemos." (Jean Luc-Nancy, in A Beleza)