Reflexivo; Excepcional; Riqueza; Criativos; Desconstruir a Arte; Promissores; Pensar; Aprende-se e Diverte-se.
Eis as impressões do grupo de participantes acerca deste ateliê.
Percorremos a observação e a simplificação formal através do Desenho, a produção de perguntas através da Literatura e os temas eminentemente estéticos através da Escultura: o artista tem sempre uma mensagem a transmitir? Pode fingir querer transmitir essa mesma mensagem?
E quanto ao espectador: pode nele ecoar a intenção do autor? Ou há alguma espécie de ressonância quando o espectador contempla o objecto estético? Ou ainda, o juízo estético é um (e não outro) porque o objecto estético possui, realmente, certas características e «fala por si»? ...
Este ateliê alterará algo no seu dia-a-dia (profissional ou não)? O quê?
«Sem dúvida, alterará as minhas actividades nas sessões de Filosofia para Crianças bem como nas aulas de Francês. As aulas de Filosofia são transversais a qualquer disciplina.»
«Sim. (...) Como mãe também. O alimento à criatividade de como transmitir aos filhos e aos alunos forma de serem eles próprios.»
Entende como desejável a Filosofia para Crianças e Jovens de uma forma regular? Porquê?
«Sim. Por ajudar à crítica, à observação, à partilha de ideias, à tolerância, à exposição e discussão de perspectivas.»
«Sim, pois podem-se criar dinâmicas de discussão que ajudem os alunos a reflectir e a organizar o pensamento.»
E, last but not the least, não podemos esquecer um agradecimento especial à Catarina que proporcionou uma discussão filosófica e intergeracional, cheia de flexibilidade mental! Um brinco (que afinal é um pormenor, um acessório) define uma pessoa! Pelo menos assim diz a Bravo.
- Então, mas... e sem brincos, deixamos de ser pessoas, ou deixamos de ser essa pessoa?
-Hummm... Não. Mudei de ideias.
Obrigada a todos pela disponibilidade para os exercícios e discussão em jogo filosófico. Acolhemos as vossas sugestões e em breve lançaremos novidades!!
Obrigada também à colaboração da ES Tomás Cabreira pela disponibilidade e excelentes instalações.
A facilitadora, Laurinda Silva