terça-feira, 7 de junho de 2016

Programa Mais Dois - o contributo do Pensamento e do Diálogo por escolas de Guimarães

Está concluída a nossa participação no Programa MaisDois, edição 2015/2016.
O Programa Mais Dois consiste num programa de aprendizagem na área das artes performativas (Dança e Teatro) que tem como missão o desenvolvimento de competências para a aprendizagem de um modo geral e para a literacia artística em particular.

Este Programa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães (Vereação da Educação) e o Serviço Educativo d’ A Oficina do Centro Cultural Vila Flor.

Depois do nosso contributo para a formação de professores com as sessões “(Re) Pensar motivações e objectivos individuaispara a educação”, chegou a vez de um périplo por algumas das escolas do concelho de Guimarães envolvidas no programa.

O objectivo foi demonstrar a possibilidade de práticas pedagógicas baseadas no questionamento e no diálogo orientadas para a promoção do pensamento das crianças.

Assim, entre 25 de Maio e 6 de Junho visitámos o Centro Escolar de Pinheiral - Caldelas, o Centro Escolar de Ponte, a EB1/J1 Agrolongo - Sande S. Lourenço, a EB1 S. Romão - Mesão Frio, a EB1 Cruz da Argola - Mesão Frio e a AB1/J1 Cerca do Paço - Prazins Sta. Eufémia onde desenvolvemos sessões com a duração de 60 minutos em turmas do 1º, 2º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Foram sessões muito produtivas em que as crianças se envolveram com empenho e entusiasmo.
Ao longo das sessões em que “foi muito divertido pensar assim”, “esforçámos muito o crânio” e “esforcei-me muito mas não estou cansada” descobrimos coisas de grande importância como:

" As coisas não são verdade só porque alguém diz. Mesmo alguém em quem confiamos muito."

 "Um burro pode ser mais amigo do que uma pessoa."

"Ser livre é fazer o que queremos mas sem estupidez."

"As ideias são como clips coloridos, todos diferentes mas que com esforço e jeito podem encaixar."

"É melhor ter uma amigo do que 50 bicicletas."

"Os gatos não podem pilotar aviões porque não são inteligentes da mesma maneira que as pessoas e porque não têm dedos para carregar naqueles botões todos."

E ficou uma questão premente:

"Um gato chinês percebe o Miau Miau de um gato português?"

Obrigado a todos os envolvidos, em particular à Vera Santos que sempre nos acompanhou com um sorriso, disponibilidade para o espanto e a vontade de levar as crianças a experimentar.

Foi um prazer.